Gestos simples que ajudam na recuperação: paciente de 90 anos ganha bolo e salada

Gestos simples que ajudam na recuperação: paciente de 90 anos ganha bolo e salada

A paciente Maria de Lourdes Lima, de 90 anos, está tendo um acolhimento diferenciado no Hospital Medical, em Limeira (SP). Nessa primeira semana de 2026, dona Lourdes ganhou um delicioso bolo no café da tarde e teve um de seus alimentos preferidos incluído nas refeições, como forma de tornar a internação mais leve.

Psicóloga hospitalar da Hapvida em Limeira, Lua Helena Moon Martins explica que esse tipo de gesto vai além do cuidado técnico. “Ações simples, como oferecer um bolo ou o alimento preferido do paciente, lembram à pessoa de que ela é mais do que um diagnóstico ou um número de leito”, afirma ela.

“Em internações prolongadas, esses gestos de carinho ajudam a reduzir a sensação de isolamento, fortalecem o vínculo com a equipe e favorecem o humor e a adesão ao tratamento”, completa Lua. Para ela, “humanizar o hospital é justamente isso: criar pequenos momentos de alegria e pertencimento em meio a um contexto difícil, mostrando que a história e os gostos de cada paciente continuam importando”.

As ações integram um acolhimento diferenciado realizado pela Hapvida em seus hospitais, como a Medical. O projeto “Toque de Amor” traz afeto a partir de gestos que transformam momentos difíceis dos pacientes em experiências de superação, permitindo que o cuidado médico se integre ao bem-estar emocional e psicológico.

Essas iniciativas influem positivamente na recuperação de pacientes, principalmente em casos de longas internações. Dona Lourdes passou por três cirurgias ortopédicas nos últimos 90 dias. Os procedimentos na região do fêmur fizeram com que a paciente fosse internada diversas vezes no hospital, sendo que a atual já passa de três semanas.

Nesse contexto, o acolhimento passou por experiências relacionadas ao cardápio da paciente, o que exigiu avaliações do setor de Nutrição e da equipe médica. Nesta semana, a equipe preparou um bolo de chocolate com morango para o café da tarde. Também foi providenciada uma salada de tomate especial no almoço, já que é o alimento preferido da dona Maria e a sua dieta havia progredido recentemente.

Paciente se surpreende: “nem é meu aniversário”

Diante da surpresa, a paciente se alegrou. Do seu alto nível de lucidez, ela perguntou aos profissionais: “O que eu fiz para merecer isso? Hoje nem é meu aniversário”. Lua explicou à dona Lourdes que, pelo longo tempo de permanência, ela se tornou uma das prioridades da equipe. “Esse mimo é uma forma de a nossa equipe mostrar o quanto nos importamos com ela. Ela sorriu e agradeceu”, conta a psicóloga.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *