Governo da Coreia do Sul se recusou a comentar sobre a procedência do drone para não ser atraída para “uma manobra” do vizinho
A Coreia do Norte disse ter descoberto os restos de um drone militar sul-coreano que caiu, segundo informou a mídia estatal KCNA neste sábado (19).
A KCNA divulgou diversas fotos do drone e disse que ele foi encontrado em 13 de outubro. A empresa disse que o formato do drone é semelhante ao que espalha folhetos sobre Pyongyang e que era o mesmo modelo que os militares sul-coreanos exibiram recentemente durante um exercício militar em Seul em 1º de outubro.
O governo da Coreia do Sul se recusou a dizer se tais drones foram pilotados e, em caso afirmativo, se foram pilotados por seus militares ou civis. O país disse que comentar sobre a alegação do Norte seria ser atraído para uma manobra.
As tensões entre as Coreias aumentaram desde que o Norte começou a enviar balões transportando lixo através da fronteira para o Sul no final de maio, com Seul respondendo reiniciando as transmissões de propaganda em alto-falantes, o que enfureceu Pyongyang.
A Coreia do Norte intensificou sua retórica hostil nos últimos dias, acusando os militares do Sul de sobrevoarem sua capital com drones em três dias deste mês e ameaçando “um desastre horrível” se detectarem outro drone em seus céus.