Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina e gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Conservatório de Tatuí realiza entre os dias 19 e 25 de julho a 30ª edição do FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo. O evento proporciona ao público participante um grande intercâmbio cultural e de conhecimento entre grupos estudantis e profissionais das artes da cena, com atrações gratuitas que ocupam o Conservatório de Tatuí e diferentes espaços públicos e culturais da Cidade Ternura.
Neste ano, o Festival prepara uma programação intensa com mais de 25 atrações, entre elas as apresentações dos 8 projetos estudantis selecionados pela comissão avaliadora do evento, show da atriz e pianista Cida Moreira, espetáculos convidados, oficinas, mesas de debate, um cortejo de abertura e mais. Como principal objetivo, o FETESP busca promover um intercâmbio cultural entre grupos de artes cênicas, por meio de uma programação intensa, que este ano contará com criações em processo, espetáculos, residência artística, produção de material crítico, oficina e mesas de debate com a participação de estudantes e profissionais de diversas regiões do país.
Para Antonio Salvador, gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, o FETESP chega à sua 30ª edição celebrando o protagonismo estudantil como proposição artística educacional. “Após um hiato de 7 anos, o FETESP teve sua retomada em 2022 com novos contornos. Nessas trinta edições passamos por diversas fases, desde mostras competitivas ao formato de hoje, uma proposição de encontro, um formato mais imersivo, sem competição. O FETESP transformou-se num intercâmbio entre estudantes, profissionais e comunidade para praticarmos o exercício do fazer e refletir sobre as artes da cena. Para 2025, ano da trigésima edição, teremos a participação de grupos bastante numerosos de estudantes e esse foi o ponto de partida para desenharmos o mote da programação do evento: um exercício de permanência ao longo dos dias de Festival, que possibilita às pessoas participantes uma rica troca de saberes por meio de espetáculos, oficinas e uma infinidade de atividades pedagógicas. Esse intercâmbio envolve escolas livres, de ensino médio, fundamental, grupos profissionais já consolidados, docentes e outros”, explica.
As atividades ocupam diversos espaços da cidade, como uma forma de democratizar e disseminar o livre acesso à arte. Entre os locais escolhidos para a festividade deste ano, destaque para o Centro Cultural de Tatuí, Praça da Matriz, Praça Martinho Guedes, escolas e ginásios da cidade, além dos espaços culturais pertencentes ao Conservatório de Tatuí, como o Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga, Unidade 3, Salão Villa-Lobos e o Teatro Procópio Ferreira. “Uma das características importantes dessa retomada é esse caráter itinerante, da arte ocupando os lugares e sua democratização. Temos espetáculos sendo apresentados tanto nas unidades Conservatório de Tatuí quanto em escolas e importantes centros culturais da cidade. Outro exemplo disso, e que virou tradição, é o cortejo de abertura. Um abre alas, uma espécie de grito de carnaval, como nas escolas de samba, marcando o início dos trabalhos, convidando o público transeunte a desfilar, festejar, se expressar. E como este ano teremos uma edição tão simbólica, promovemos até um curso que preparou um bloco percussivo para embalar o desfile, com a Maria Carolina Simões, Mestra Regente do Bloco Pagu, de São Paulo”, comenta.
Os trabalhos apresentados são produzidos por grupos de teatro estudantis e profissionais, com artistas convidados de várias cidades paulistas, inclusive de outros estados do Brasil. Em 2025, a programação da 30ª edição do Festival contará com nomes tradicionais, como SP Escola de Teatro, Unicamp, UNESP e USP. Ainda este ano, completam o evento coletivos com a Cia Atuará, de Jundiaí; Labirinto do Meio Dia, de Gavião Peixoto; Grupo Sala 9, de Tatuí; Cia de Tal&Pá, de São Paulo; Berinjelas Fritas, de Vinhedo; além da participação especial da Cia. de Teatro e da primeira turma do curso de especialização em Teatro Musical, ambas do Conservatório de Tatuí.
Para integrar a seleção de projetos, os grupos e suas propostas artísticas passaram por uma Comissão Avaliadora composta por docentes e estudantes Conservatório de Tatuí. Dos mais de 60 projetos inscritos, a Comissão selecionou oito trabalhos, pautados na consistência artística e pedagógica, capacidade técnica de execução, relevância e inovação dos temas propostos pelos grupos.
Entre os grupos convidados a participar do Festival, Antonio Salvador destaca o espetáculo de abertura ‘Jacinta – Você só morre quando dizem seu nome pela última vez’, da Cia do Pássaro, Voo e Teatro. A montagem integra a chamada ‘Trilogia do Resgate’, projeto que revive personagens emblemáticas vítimas do apagamento histórico. Também em destaque nesta edição, a Cia Passo a 2 de Teatro, de São João del-Rei, Minas Gerais, apresenta ‘Por Visões’. Inicialmente concebida como uma palestra, a peça cria uma instalação artística no Salão Villa-Lobos, do Conservatório de Tatuí, usando quase 8 toneladas de pedras e convida as pessoas a participarem de uma reflexão que passeia por temas como o valor da confiança, o amor, diferenças, silêncios, conflitos.
Antonio Salvador destaca ainda o show de Cida Moreira, atriz, cantora e pianista – conhecida como a nobre dama do cabaré brasileiro. O evento gratuito, será realizado no dia 22, às 19h30, com classificação indicativa de 10 anos. Ao lado do piano, seu fiel escudeiro, Cida sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira para apresentar um compilado de seus espetáculos mais recentes. O público pode esperar canções como ‘Summertime’, ‘Menino bonito’, ‘Hora do almoço’, ‘Ciúme’, entre outras obras.
Sobre o FETESP
Criado por Moisés Miastkwosky e pelo então diretor do Conservatório de Tatuí, professor José Coelho de Almeida, homenageado deste ano, o Festival Estudantil de Teatro surgiu em 1977, inicialmente apenas no âmbito municipal, reunindo participantes das escolas de Tatuí e do recém-criado curso de teatro da instituição. Em pouco tempo, a iniciativa cultural tornou-se um grande movimento teatral na região e a partir de 1982 foi oficializado como evento estadual pelo Decreto nº 18.434/82.
Em 1992, passa a ser coordenado por Antonio Mendes (1958-2008). Durante os anos 1990 e 2000, o FETESP afirma-se como instrumento para o estímulo e a difusão de trabalhos teatrais vinculados a processos pedagógicos de formação fundamental, média, técnica e profissionalizante. Em 2008, o festival passa por modificações por meio da coordenação de Carlos Ribeiro. A 21ª edição do FETESP privilegiou o pensamento e o exercício crítico e o júri passou a ser composto por um representante de cada espetáculo concorrente, presidido por um profissional designado pelo Conservatório de Tatuí, fruto de um exercício crítico coletivo. Dessa forma, o FETESP seguiu transformando-se, com evolução de competitivo a estritamente pedagógico, que tem por objetivo a busca de vocação fundamental e intercâmbio entre estudantes e profissionais.
Em 2022, após um hiato de sete anos, o Festival é retomado em sua 27ª edição. Realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Sustenidos Organização Social de Cultura – atual gestora do Conservatório de Tatuí, o resgate do projeto marca uma grande reformulação dos moldes do FETESP: o evento foi atualizado e expandido, passando a ocupar diferentes espaços ao redor da cidade em uma semana de intensa programação cultural.
SERVIÇO:
30º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP)
Data: 19 a 25 de julho de 2025
Cortejo | ‘Só Vem’
Data: 19 de julho de 2025, sábado
Horário: 17h
Local: Praça da Matriz
Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: livre
Sinopse: O cortejo ‘Só Vem’ é o grito que anuncia o início da 30ª edição do FETESP! O festejo coletivo ocupa as ruas de Tatuí com arte, cenas, cores e sons, transformando o espaço urbano em um palco vivo e pulsante. Tem estandarte, tem perna de pau, tem alegria, tem pertencimento e liberdade, tem!
Em 2025, o tradicional abre alas do Festival terá a participação da turma integrante de ‘Ritmos e Ecos de um Cortejo: Percussão Popular Brasileira para Todos’, formação livre oferecida pelo Conservatório de Tatuí. Intitulado de ‘Ambiciosas e Impressionadas’, o conjunto percussivo formado apenas por mulheres sacudirá o público, e as ruas da cidade, com muito ijexá, baião e samba reggae. Maria Carolina Simões, Mestra Regente e docente do curso, é quem dita o compasso. Ao lado de estudantes, artistas e do público, o grupo faz o convite: Só vem!
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Espetáculo convidado | Jacinta – Você só morre quando dizem seu nome pela última vez (Cia. do Pássaro, Voo e Teatro – São Paulo/SP)
Data: 19 de julho de 2025, sábado
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: A peça é baseada no caso real de Jacinta Maria de Santana, mulher negra brasileira que, após sua morte, teve o corpo embalsamado e exposto como curiosidade científica, sendo usado em trotes estudantis por quase trinta anos na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo. O espetáculo integra o projeto “Trilogia do Resgate”, da Companhia do Pássaro. Projeto aprovado no Edital Fomento CULTSP PNAB nº 27/2024 | DIFUSÃO E CIRCULAÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS CULTURAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO
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Participação Especial | Ópera do Malandro (Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí – Tatuí/SP)
Data: 20 de julho de 2025, domingo
Horário: 14h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 9
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Em 2025, a Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, sob direção artística de Aysha Nascimento e direção musical de Salloma Salomão e Roberto Anzai, apresenta uma nova leitura de Ópera do Malandro, de Chico Buarque. Nesta adaptação, o foco se desloca dos grandes tubarões do crime e da política para dar voz aos que sempre estiveram à margem: o proletariado, as putas, os capangas — e, claro, Geni, que se ergue como símbolo de resistência e humanidade. Mantendo o espírito crítico e mordaz da obra original de 1978, a montagem atualiza a narrativa para refletir as urgências sociais e políticas do Brasil contemporâneo.
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Espetáculo estudantil | O amor na prática é sempre ao contrário (Núcleo Atuará – Atuará Escola de Teatro – Jundiaí/SP)
Data: 20 de julho de 2025, domingo
Horário: 16h
Local: Centro Cultural de Tatuí
Praça Martinho Guedes, 12, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: O nome disso é teatro. Um teatro que tenta falar de amor. Partindo da letra ‘Ritual’ (Cazuza), do texto ‘Música para cortar os pulsos’ (Rafael Gomes) e de outras canções e histórias de amor, 16 jovens atuantes vêm contar a história de 3 personagens, mostrando diferentes facetas de uma mesma pessoa; ou variadas versões de uma mesma história; ou possíveis variações desse mesmo sentimento: o amor.
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Espetáculo estudantil | Mero (Berinjelas Fritas – Centro Educacional Eduardo Von Zuben – Vinhedo/SP)
Data: 20 de julho de 2025, domingo
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: “Mero” conta a história do Senhor K, um burocrata que trabalha no Ministério da Pesca, mas nunca viu um peixe fora do supermercado. Um dia, ele é engolido por Mero, um peixe gigante que vive no fundo do mar. A peça aborda temas como gênero, meio ambiente e saúde mental.
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Ação Pedagógica | Oficina – Quer participar de uma leitura dramática?
Data: 21 de julho de 2025, segunda-feira e terça-feira
Horário: das 9h às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 4
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro, Tatuí-SP
Público: adolescentes de 13 a 18 anos
Sinopse: Essa oficina é um convite: quer participar de uma leitura dramática da peça JOGO DAS POSSIBILIDADES? JOGO DAS POSSIBILIDADES é uma peça de teatro que foi escrita para ser lida ou encenada ou vista por adolescentes. Ou tudo isso. Os participantes desta oficina irão: conhecer a dramaturgia JOGO DAS POSSIBILIDADES; dialogar com a autora sobre a obra, sobre processos de criação em dramaturgia e afins; fazer parte do elenco da leitura dramática de JOGO DAS POSSIBILIDADES que acontecerá durante o 30º FETESP.
Com Tábata Makowski
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Ação pedagógica | Fórum: Poéticas de Atuação (Cia Passo a 2 de Teatro – São João del-Rei/MG)
Data: 21 de julho de 2025, segunda-feira
Horário: das 9h às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 5
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro, Tatuí-SP
Sinopse: Conversas a partir do mote “Diálogos, pausas e silêncios: qual a questão?”.
Este encontro entre a Cia Passo a 2 de Teatro e os professores, alunos e coordenadores do Conservatório de Tatuí, objetiva lançar perguntas sobre as práticas artísticas e pedagógicas no mundo atual.
Buscamos refletir sobre questões como: Como o processo de ensino e aprendizado é estruturado? Quais são os elementos essenciais desse processo? E qual o imaginário sobre o trabalho do ator/atriz é cultivado nesse contexto? Quais são os meios utilizados para difundir suas atividades e promover a democratização do acesso às artes na região? De que maneira os gestores, coordenadores e professores se envolvem com essas questões?
Com Cia Passo a 2 de Teatro
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Espetáculo estudantil | Mero (Berinjelas Fritas – Centro Educacional Eduardo Von Zuben – Vinhedo/SP)
Data: 21 de julho de 2025, segunda-feira
Horário: 10h
Local: Ginásio de Esportes Professor Jordão Canto e Silva
Rua Dionísio Campos Pedroso, 315, Jardim Santa Rita de Cássia – Tatuí/SP
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: “Mero” conta a história do Senhor K, um burocrata que trabalha no Ministério da Pesca, mas nunca viu um peixe fora do supermercado. Um dia, ele é engolido por Mero, um peixe gigante que vive no fundo do mar. A peça aborda temas como gênero, meio ambiente e saúde mental.
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Espetáculo estudantil | Cálice – o circo (Labirinto do Meio Dia – Oficinas Culturais da Secretaria da Cultura de Gavião Peixoto – Gavião Peixoto/SP)
Data: 21 de julho de 2025, segunda-feira
Horário: 16h
Local: Centro Cultural de Tatuí
Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Um mistério que paira sob as lonas de um circo cerca uma família circense. Na trama essa família de artistas tenta desvendar um enigma se envolvendo em intrigas e desconfianças a fim de desvendar esse quebra cabeça. Ambientado no circo, a peça resgata a cultura circense e toca questões como a importância da vida, das relações humanas e a confiança.
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Espetáculo estudantil | Tempus Fugit (Cia de Teatro Tal&Pá – Centro Cultural ArenArt de Artur Alvim – São Paulo/SP)
Data: 21 de julho de 2025, segunda-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: “O tempo é uma ilusão frágil. Quanto vale a vida que você ainda tem?”. Ambientada em uma comunidade isolada após um cataclismo global, a trama explora as tensões entre o desejo de sobrevivência e a busca por um propósito maior, o perigo das ideologias extremistas e a difícil relação da humanidade com seu planeta. “No final de todas as coisas, restará o eco das nossas escolhas.”
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Ação Pedagógica | Oficina – Quer participar de uma leitura dramática?
Data: 21 de julho de 2025, segunda-feira e terça-feira
Horário: das 9h às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 4
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro, Tatuí-SP
Público: adolescentes de 13 a 18 anos
Sinopse: Essa oficina é um convite: quer participar de uma leitura dramática da peça JOGO DAS POSSIBILIDADES? JOGO DAS POSSIBILIDADES é uma peça de teatro que foi escrita para ser lida ou encenada ou vista por adolescentes. Ou tudo isso. Os participantes desta oficina irão: conhecer a dramaturgia JOGO DAS POSSIBILIDADES; dialogar com a autora sobre a obra, sobre processos de criação em dramaturgia e afins; fazer parte do elenco da leitura dramática de JOGO DAS POSSIBILIDADES que acontecerá durante o 30º FETESP.
Com Tábata Makowski
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Ações pedagógicas | Oficina: Corpo Sensível (Cia Passo a 2 de Teatro – São João del-Rei/MG)
Data: 22 de julho de 2025, terça-feira
Horário: das 10h às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 5
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro, Tatuí-SP
Público: 14 anos
Sinopse: Baseada em alguns princípios do seitai-ho, educação corporal japonesa, esta oficina propõe o exercício de elementos como a escuta, a paragem, o diálogo com o espaço e sua relação com a cena.
Com Cia Passo a 2 de Teatro
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Espetáculo estudantil | Vazio agudo: uma utopia poluída (Coletivo Bando Dezoito – SP Escola de Teatro + USP + UNESP – São Paulo/SP)
Data: 22 de julho de 2025, terça-feira
Horário: 10h
Local: Escola Estadual Professor “Ary de Almeida Sinisgalli”
Rua Cecílio Boneder, 428 – Vila Nova Esperança, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: O espetáculo versa sobre a vivência de diversas corpas que atualmente habitam a cidade de São Paulo. A trajetória através do território perpassa monumentos históricos, populações marginalizadas e violências que se tornaram cotidianas, desmistificando a “cidade dos sonhos” onde tudo é possível.
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Ações Pedagógicas | Painel de Intercâmbio 1
Data: 22 de julho de 2025, terça-feira
Horário: das 14h às 18h
Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga
Rua São Bento, 808, Centro – Tatuí/SP
Sinopse: O Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil é parte da Red VQV – uma rede latino-americana de festivais de teatro adolescente que teve início em 2009 na Argentina. A primeira edição brasileira aconteceu em 2018 na cidade de Santo André. Tendo como um dos princípios fundantes da Red VQV o protagonismo jovem, a comissão organizadora do VQV Brasil, participa como parceira da 30⁰ edição do FETESP na mediação e apreciação dos espetáculos por meio de dois Painéis.
Serão duas rodas distribuídas durante a programação do festival onde os coletivos irão apreciar os trabalhos apresentados em um processo de escuta e debate em torno das relações estéticas, diferenças e afinidades entre as temáticas e pesquisas de encenação das obras. Cada grupo será responsável pela mediação do debate a partir da obra artística de outro grupo. Ao final do painel, com a ajuda das apreciadoras convidadas Marcus Groza e Ymoirá Micall, cada grupo irá elaborar um texto apreciativo do trabalho artístico de outro grupo.
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Espetáculo convidado | Por Visões (Cia Passo a 2 de Teatro – São João del-Rei/MG)
Data: 22 de julho de 2025, terça-feira
Horário: 16h
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Foi concebido como uma palestra teatral, estabelecendo um jogo que transita entre aquilo que ouvimos sem ver e aquilo que vemos sem ouvir. A peça utiliza o mito de Cassandra – mulher visionária que, por se opor ao desejo de Apolo, é desconsiderada, para discutir o valor das palavras e a crença que temos (ou nāo) nelas. Num cenário que se estabelece como uma instalação, à medida que a narrativa de Cassandra se infiltra no discurso proferido, a cena é transformada. Os códigos que compõem o contexto da conferência são revirados, permitindo o surgimento de outras camadas de leitura da situação em que as palestrantes, ora guerreiras, ora amantes, ora Cassandra e Apolo, são atravessadas pela trama. De maneira lúdica e poética, os espectadores são conduzidos a refletir sobre o valor da confiança, sobre violências perpetradas e o amor, as diferenças, o silêncio e a busca por uma outra via entre conflitos.
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Show | Cida Moreira
Data: 22 de julho de 2025, terça-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Cida Moreira, a nobre dama do cabaré brasileiro, sozinha no palco com seu inseparável piano, faz uma mostra das canções dos seus últimos shows. Iniciou sua carreira profissional em 1977 na peça “A Farsa da Noiva Bombardeada” (dir. Márcio Aurélio), escrita por Alcides Nogueira. No mesmo ano, se reúne a Cacá Rosset, Luiz Roberto Galízia e Maria Alice Vergueiro ao Teatro do Ornitorrinco. Em 1980 estreia sua carreira solo com o show “Summertime” (dir. José Possi Neto), lançado em LP em 1981. Ao longo dos anos 80 grava outros três álbuns e participa como atriz de filmes como “Onda Nova” e “O Olho Mágico do Amor” (dir. José Antônio Garcia e Ícaro Martins). Em 1989, lança o icônico “Cida Moreira interpreta Brecht”, referência brasileira da obra do poeta alemão. De 1993 a 1995, fica em turnê com o show “Cida Moreyra canta Chico Buarque”. Ao longo dos anos 90 e 2000, participa de peças e filmes como “Elogio das Sombras” (dir. Denise Stoklos), “A Ópera do Fim do Mundo” (dir. Solange Farkas), “Ópera dos Crocodilos” (dir. Arrigo Barnabé) e “O Tronco” (dir. João Batista de Andrade), além de realizar turnês nacionais e internacionais. Em 2008 lança o álbum “Angenor”, em homenagem a Cartola. Em 2012 celebra os 30 anos de “Summertime” retornando ao formato voz e piano no álbum “A Dama Indigna” e ganha o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado pelo filme “O Que Se Move” (dir. Caetano Gotardo). Lança em 2015 o álbum “Soledade”, que lhe rende o Prêmio Governador do Estado de Melhor Álbum. Em 2020 estreia no Canal Brasil o programa “Copo de Veneno” (dir. Murilo Avesso), lançado como álbum nas plataformas digitais, e em 2022 celebra seus 70 anos. Em 2023, reestreia o show “Leros e Boleros”, em homenagem a Sérgio Sampaio, ao lado de Ivan Gomes e Lê Coelho e se prepara para retornar a estúdio com um novo trabalho.
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Espetáculo estudantil | O amor na prática é sempre ao contrário (Núcleo Atuará – Atuará Escola de Teatro – Jundiaí/SP)
Data: 23 de julho de 2025, quarta-feira
Horário: 10h
Local: Escola Estadual Professor ‘José Celso de Mello’
Rua Dr. Alberto Quinto Labronice, 55 – CDHU – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: O nome disso é teatro. Um teatro que tenta falar de amor. Partindo da letra ‘Ritual’ (Cazuza), do texto ‘Música para cortar os pulsos’ (Rafael Gomes) e de outras canções e histórias de amor, 16 jovens atuantes vêm contar a história de 3 personagens, mostrando diferentes facetas de uma mesma pessoa; ou variadas versões de uma mesma história; ou possíveis variações desse mesmo sentimento: o amor.
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Ações pedagógicas | Mesa de debates – 30 anos de FETESP
Data: 23 de julho de 2025, quarta-feira
Horário: das 10h às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: livre
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Espetáculo estudantil – Manduka: Às Margens (Grupo Sala 9 – Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí – Tatuí/SP)
Data: 23 de julho de 2025, quarta-feira
Horário: 14h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 9
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: livre
Sinopse: MANDUKA: Às Margens é o espetáculo-performance guiado por um pequeno rio e contado por seus habitantes: as casas, os moradores e o lixo. O Grupo Sala 9 te convida rio adentro, além de onde nos dá pé, para questionar o processo de marginalização nos centros urbanos.
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Espetáculo convidado | Por Visões (Cia Passo a 2 de Teatro – São João del-Rei/MG)
Data: 23 de julho de 2025, quarta-feira
Horário: 16h
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Foi concebido como uma palestra teatral, estabelecendo um jogo que transita entre aquilo que ouvimos sem ver e aquilo que vemos sem ouvir. A peça utiliza o mito de Cassandra – mulher visionária que, por se opor ao desejo de Apolo, é desconsiderada, para discutir o valor das palavras e a crença que temos (ou nāo) nelas. Num cenário que se estabelece como uma instalação, à medida que a narrativa de Cassandra se infiltra no discurso proferido, a cena é transformada. Os códigos que compõem o contexto da conferência são revirados, permitindo o surgimento de outras camadas de leitura da situação em que as palestrantes, ora guerreiras, ora amantes, ora Cassandra e Apolo, são atravessadas pela trama. De maneira lúdica e poética, os espectadores são conduzidos a refletir sobre o valor da confiança, sobre violências perpetradas e o amor, as diferenças, o silêncio e a busca por uma outra via entre conflitos.
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Espetáculo estudantil | Sete verbos para manter corpo viva (Grupo Sete Verbos – UNESP – São Paulo/SP)
Data: 23 de julho de 2025, quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: A trajetória da existência é contada por trinta e nove corpos, a partir de suas memórias, suas lutas, histórias, sonhos e desejos. A encenação é um curto poema composto de sete verbos que experimentam fabular sobre ser-indivíduo, ser-comunidade: tudo é corpo, tudo é viva.
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Ações pedagógicas | Mesa de debate: Perspectivas e desafios da profissionalização em Arte (Mediação Valéria Rocha e Douglas Emilio)
Data: 24 de julho de 2025, quinta-feira
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 9
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro – Tatuí/SP
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Espetáculo estudantil – Manduka: Às Margens (Grupo Sala 9 – Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí – Tatuí/SP)
Data: 24 de julho de 2025, quinta-feira
Horário: 10h
Local: E.E. Professora ‘Lienette Avallone Ribeiro’
Rua Professor Licínio Alves da Cruz, 140 – Parque Santa Maria – Tatuí/SP
Classificação indicativa: livre
Sinopse: MANDUKA: Às Margens é o espetáculo-performance guiado por um pequeno rio e contado por seus habitantes: as casas, os moradores e o lixo. O Grupo Sala 9 te convida rio adentro, além de onde nos dá pé, para questionar o processo de marginalização nos centros urbanos.
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Espetáculo estudantil | Vazio agudo: uma utopia poluída (Coletivo Bando Dezoito – SP Escola de Teatro + USP + UNESP – São Paulo/SP)
Data: 24 de julho de 2025, quinta-feira
Horário: 16h
Local: Centro Cultural de Tatuí
Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: O espetáculo versa sobre a vivência de diversas corpas que atualmente habitam a cidade de São Paulo. A trajetória através do território perpassa monumentos históricos, populações marginalizadas e violências que se tornaram cotidianas, desmistificando a “cidade dos sonhos” onde tudo é possível.
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Espetáculo estudantil | Azimute (Cia. Fresquinha – UNICAMP – Campinas/SP)
Data: 24 de julho de 2025, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Como capturar as palavras? Como narrar a travessia de se estar no mundo? A peça tem como ponto de partida os diários de bordo dos velejadores Amyr e Tamara Klink. O elenco questiona relações familiares, gênero, o direito à narrativa e a construção de hegemonias políticas. AZIMUTE revela o não dito através de um seminário cênico construído de dissonâncias.
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Ações pedagógicas | Lançamento de livros
Data: 25 de julho de 2025, sexta-feira
Horário: das 10h às 12h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Sala 8
Rua 11 de Agosto, 620 – Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa:
Sinopse: Lançamento dos livros “Teatro, afeto e adolescências periféricas” e “Um rio grande demais pra se navegar com pressa” de Lígia Helena; e “Para o mundo aumentar de tamanho: formação de espectadores, mediação teatral e acessibilidade”, de Thiago de Castro Leite.
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Ações pedagógicas | Painel de intercâmbio 2
Data: 25 de julho de 2025, sexta-feira
Horário: das 14h às 18h
Local: Auditório de Unidade Chiquinha Gonzaga do Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 808 – Centro – Tatuí-SP
Classificação indicativa: 10 anos
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Participação especial | Cabaret dos Bichos (Curso de Especialização em Teatro Musical do Conservatório de Tatuí – Tatuí/SP)
Data: 25 de julho de 2025, sexta-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: A fábula de George Orwell ganha adaptação musical inspirada nos cabarés alemães e no teatro épico. Animais se rebelam contra seu dono e tentam criar uma sociedade igualitária, mas os porcos, ao assumirem o poder, passam a repetir os abusos anteriores. Com texto de Zé Henrique de Paula e músicas de Fernanda Maia.
Confira todos os detalhes da programação da 30ª edição do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí.
Mais informações: (15) 3205-8434
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O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Instituto da Motiva, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.