A baiana Lucimar Barbosa, conhecida pelo seu Acarajé da Nega, é uma das microempreendedoras apoiadas Aliança Empreendedora, que participou de projetos da organização focadas no desenvolvimento de negócios da alimentação liderados por mulheres acessando inclusive capacitação gratuita pela plataforma Tamo Junto, e transformou a paixão pela culinária em fonte de renda e propósito. Atuando há cerca de quatro anos na Vila Brasilina, na zona sul de São Paulo (SP), Lucimar iniciou o seu negócio com 4 mil reais e viu na comida ancestral e religiosa uma forma de honrar suas origens e criar um negócio que celebrasse a tradição baiana.
“O Acarajé da Nega surgiu da necessidade de ter em São Paulo uma comida de qualidade e fiel às tradições. Honro meus ancestrais e minha religião, por onde passo é sucesso sempre”, conta. Hoje, o tabuleiro que começou pequeno virou ponto de encontro e celebração da cultura afro-brasileira, com um cardápio inclusivo, que atende vegetarianos, veganos e pessoas com restrições alimentares. “Acreditamos que a comida tem que ser democrática e acessível para chegar a todos!”, complementa.
Histórias como a dela também inspiram empreendedoras como Cristiane Jorgete dos Santos, dona da A Botânica Pizza, em Curitiba (PR). Ela também participou de capacitações oferecidas pelo Tamo Junto, desde então, vem aplicando os aprendizados para fortalecer a gestão do seu negócio. “A jornada foi intensa, pois me empolguei muito com os cursos e, conforme ia aplicando no meu negócio, o resultado era gritante. O maior benefício foi conseguir sair da inadimplência e ter crédito novamente, além de investir no conhecimento da equipe. Aplico todo o aprendizado no meu negócio”, relata.
A empreendedora conta que sua trajetória começou com poucos recursos e sem conhecimento em gestão financeira, mas com o aprendizado com a Aliança Empreendedora e o Tamo Junto, Cristiane conseguiu organizar o negócio e dar novos passos. Hoje, a pizzaria se destaca pelas mesas e caixas temáticas, sucesso entre os clientes. “Sabemos que juntos vamos alavancar e crescer, e ter o sucesso esperado e merecido. Com esse pensamento de buscar o conhecimento e eu, como gestora, poder proporcionar para a equipe momentos de aprendizado, notei que o saber, que o conhecimento, abre várias portas”, completa.
Oportunidades para novas microempreendedoras
A cozinha é o ponto de partida para o sonho de milhares de mulheres que transformam receitas em fonte de renda e empoderamento econômico. Pensando em apoiar esse movimento, o curso Crescendo Meu Negócio de Alimentação está com inscrições abertas e gratuitas, oferecendo conteúdo prático e acessível para empreendedoras que desejam melhorar a gestão do negócio e aumentar o faturamento. A iniciativa é realizada pela Coca-Cola Foundation, em parceria com a Aliança Empreendedora e a Tamo Junto, multiplataforma da organização que reúne mais de 240 conteúdos gratuitos para microempreendedores, e tem como meta alcançar 7 mil mulheres em todo o Brasil.
“Já desenvolvemos mais de 100 projetos com diferentes perfis de empreendedores, sempre buscando entender as particularidades e desafios de cada público. No caso das mulheres, a dupla jornada com o trabalho doméstico e a dificuldade de acesso a crédito ainda são barreiras importantes. Para mulheres negras, ou mães, esses desafios se intensificam diante do machismo e do racismo estruturais. Por isso, criamos iniciativas que considerando essa realidade, o curso Crescendo Meu Negócio de Alimentação foi pensado justamente para fortalecer a jornada de mulheres empreendedoras, com uma metodologia adaptada e voltada a transformar pontos-chaves do negócio em alavancas de crescimento”, explica Helena Casanovas Vieira, cofundadora da Aliança Empreendedora e Líder de Projeto do Tamo Junto.
Com carga horária de seis horas e formato 100% online, o curso apresenta uma série de videoaulas curtas e didáticas sobre temas relacionados à gestão e ao crescimento sustentável de pequenos negócios da alimentação. As participantes aprendem a identificar oportunidades de expansão, organizar melhor sua rotina e o controle de estoque, técnicas de produtividade e gestão da produção, planejamento de capacidade produtiva, gestão de pessoas, elaborar fichas técnicas, calcular preços justos e lucrativos, além de conhecer as principais exigências da legislação sanitária. O conteúdo também aborda o uso de aplicativos de venda e delivery, estratégias de marketing digital e práticas de sustentabilidade como diferencial competitivo.
Voltado especialmente para quem já atua ou pretende atuar com negócios da alimentação, como por exemplo restaurantes, a produção e venda de marmitas, bolos edoces, salgados ou outros alimentos artesanais, o curso combina exemplos reais e ferramentas prontas para uso. Ao final, as empreendedoras recebem certificado gratuito, uma planilha de precificação, modelo de ficha técnica e um e-book com dicas práticas para aplicar imediatamente no dia a dia do negócio.
Faça já a sua inscrição!
As inscrições estão abertas na plataforma Tamo Junto, e podem ser feitas por mulheres de qualquer lugar do país interessadas em impulsionar seus negócios de alimentação com mais organização, estratégia e confiança. Para se inscrever, clique no link tamojunto.aliancaempreendedora.org.br/cursos/crescendo-meu-negocio-de-alimentacao.
Apoio ao microempreendedorismo
Com foco na profissionalização de jovens empreendedores, a plataforma Tamo Junto já reúne mais de 300 mil inscritos em todo o país. O site oferece cursos online e gratuitos em áreas para o desenvolvimento de negócios, como marketing e vendas, finanças, formalização do MEI e precificação, além de conteúdos sobre bem-estar e comportamento empreendedor. A iniciativa conta com o apoio institucional da Pluxee Brasil e do Instituto Heineken.
Além dos cursos, são disponibilizados artigos com dicas práticas, videoaulas, histórias inspiradoras e ferramentas de gestão, como planilhas de controle de vendas, livro caixa e modelos de precificação. Todo o conteúdo é acessível por computador ou celular e desenvolvido em linguagem simples, voltada especialmente a empreendedores em situação de vulnerabilidade econômica e social.
Serviço
Crescendo Meu Negócio de Alimentação
Público: Mulheres empreendedoras do setor de alimentação em todo o Brasil
Formato: 100% online e gratuito
Certificação: Sim, com emissão automática
Carga horária: 6 horas
Inscrições:tamojunto.aliancaempreendedora.org.br/cursos/crescendo-meu-negocio-de-alimentacao
Sobre a Aliança Empreendedora
A Aliança Empreendedora acredita que todos e todas os brasileiros podem empreender de forma digna e justa, e usa o empreendedorismo como forma de transformar o Brasil. Em 20 anos já apoiou mais de 300 mil microempreendedores, recebendo em 2023 o Prêmio de Melhor ONG de Geração de Renda do Brasil. Neste sentido, capacita e apoia gratuitamente microempreendedores formais e informais em comunidades e periferias de todo o país, gerando inclusão e desenvolvimento econômico social, em parceria com empresas, governos, organizações sociais e interessados na causa. Saiba mais em: www.aliancaempreendedora.org.br.