O Juventus Academy Zona Sul, escola de futebol licenciada do time italiano, abraçou uma causa ainda rara no universo esportivo: o cuidado com a saúde midiática digital. Em parceria com a EquilibriON, empresa pioneira em promover o bem-estar por meio da conscientização sobre o uso equilibrado da tecnologia, o centro de treinamento conduzirá atividades anuais voltadas a funcionários, atletas de diversas categorias e pais.
A primeira fase, marcada para 11 de agosto, contará com o treinamento para o time institucional e também para os treinadores. Nesta etapa, participam 35 funcionários inclusive do complexo esportivo Arena Soccer Grass. Com 500 alunos matriculados, estima-se que 900 pais ou responsáveis legais participarão das próximas etapas.
O programa de treinamento será completo com palestras e testes para identificar se há uma dependência das tela e, ao final do ciclo, concederá a escola de futebol Juventus Academy Zona Sul um selo de escola capacitada em consciência midiática digital que ateste sua consciência e responsabilidade no uso das tecnologias digitais e no combate aos vícios associados. Esse selo também reconhece o compromisso da escola em orientar treinadores, alunos, famílias e funcionários administrativos sobre o tema.
Gurgel explica que o programa será dividido em diversas etapas. A primeira, prevista para agosto, será dedicada ao treinamento dos funcionários e do corpo docente. Em seguida, os treinadores vão passar pelo processo, depois os pais, e por fim, os alunos — crianças e jovens. Para estimular a conexão e o engajamento de todos os públicos, foram criados dois avatares: o treinador Marcus, voltado para os jovens, e o Capitão Zapo, mascote infantil responsável por conduzir as aulas online voltadas às crianças, sempre respeitando a melhor linguagem destinada ao público.
Capitão Zapo e o treinador Marcus são os avatares de treinamento da EquilibriOn (Divulgação)
“É inspirador ver a Juventus Academy Zona Sul liderar um movimento tão necessário no universo esportivo: o cuidado com a saúde midiática digital. Na EquilibriOn, acreditamos que o equilíbrio no uso das telas é uma competência fundamental — e juntos, estamos desenvolvendo práticas concretas para promover bem-estar, consciência e presença real. O selo que a escola conquistará será muito mais que um reconhecimento: será uma nova forma de pensar tecnologia no esporte e além dele”, considera, Bruno Gurgel, CEO da EquilibriOn. Assim como a escola considera os cuidados com a saúde para estarem aptos à prática esportiva, precisamos também atestar que os alunos estão conscientes com relação ao seu consumo de telas.
Já Marco Paulo Fernandes que dirige o complexo esportivo Arena Soccer Grass e a Juventus Academy Zona Sul, diz acreditar que cuidar da saúde midiática digital é tão essencial quanto treinar para vencer dentro de campo. “A iniciativa da EquilibriOn, inédita no cenário esportivo, representa um avanço significativo para a Juventus Academy Zona Sul. Ao promover o uso consciente da tecnologia entre nós, damos um passo à frente na construção de um ambiente mais saudável, equilibrado e atento ao que a vida contemporânea nos exige” Ele acrescenta: “Estamos entusiasmados em fazer parte desse movimento pioneiro”.
Para Júnior dos Santos, coordenador técnico da Juventus Academy Zona Sul, incentivar os alunos a terem um maior controle no uso das telas e percepção dos excessos nas redes sociais será essencial para manter o foco no treino e na performance em campo. “Estamos entusiasmados e confiantes que o trabalho que será desenvolvido pela EqiilibriOn. Percebo que será tão importante quanto os treinos de campo. Saber quando desconectar é uma tendência e estamos apostando nisso”, afirmou.
Impacto das telas na saúde mental
De acordo com o Relatório de Bem-Estar Digital ‘BePresent 2024’, 80% das pessoas passam pelo menos três horas do dia no celular. Além disso, 40% dos usuários gastam cinco horas diárias, e 20% passam sete horas ou mais. Além disso, 73% das pessoas acreditam que seus aparelhos afetam negativamente a saúde mental e 50% relatam perda de sono devido ao uso frequente
“Os números do relatório BePresent 2024 são um alerta: estamos trocando horas de presença real por telas, e a conta chega em forma de ansiedade, insônia e desconexão pessoal. Precisamos urgentemente resgatar o equilíbrio no uso da tecnologia, antes que ela continue nos afastando de nós mesmos”, ressalta Erick Melo, cofundador e investidor da EquilibriOn.
O uso excessivo de tecnologia se associa ao aumento dos sintomas de ansiedade e depressão, especialmente pelo impacto das redes sociais. A exposição prolongada à luz azul e o uso de dispositivos à noite prejudicam a qualidade do sono, agravando problemas como insônia, irritabilidade e fadiga.
“Esses dados reforçam a urgência de iniciativas como a que estamos desenvolvendo com o Juventus. O esporte pode ser um aliado no combate ao uso excessivo de telas, promovendo bem-estar físico, mental e social”, complementa Gurgel.
Sobre a EquilibriOn
A EquilibriOn é uma empresa dedicada à conscientização sobre o uso equilibrado da tecnologia, buscando ajudar pessoas e empresas a adotarem práticas que priorizem o bem-estar. Em um mundo cada vez mais conectado, a empresa trabalha para minimizar os impactos negativos do uso excessivo da tecnologia, como estresse, ansiedade, sedentarismo e isolamento social.
Com soluções personalizadas, como treinamentos, consultorias, palestras e retiros imersivos, a EquilibriOn tem como missão devolver tempo de qualidade às pessoas. Atuando como agente de mudança, a empresa oferece ferramentas práticas e estratégias eficazes para promover o equilíbrio e o bem-estar em todas as esferas da vida — pessoal, profissional e familiar.