Anuncie na revista impressa

Alinhamento dos dentes tem poder de mudar as saúdes bucal e dental

Por Fernando Gomes em 22/03/2024 às 11:41:06

Em relatório anunciado no ano de 2022, a Organização Mundial da Sa√ļde (OMS) revelou que 3,5 bilhões de pessoas, o equivalente 45% da população mundial na época, sofriam de problemas dent√°rios.

Uma das formas mais comuns de tratamento bucal é o alinhamento, que consiste em técnicas ortodônticas destinadas a corrigir apinhamentos dent√°rios, desvio de linha média e m√° oclusão (mordidas erradas), além de fazer com que os dentes apresentem uma apar√™ncia esteticamente agrad√°vel.

Não realizar esse tipo de tratamento pode fazer com que alguns problemas de sa√ļde piorem, causando, por exemplo, desequil√≠brios na mordida, por afetar diretamente a maxila e a mand√≠bula, sendo vistas como, respectivamente, a parte superior e a inferior da arcada dent√°ria.

Além de afetar os dentes, que podem se desgastar até o est√°gio em que o estrago é irrevers√≠vel, a falta de cuidados com o estado da mordida pode acarretar em fortes dores de cabeça, por poderem gerar grande tensão muscular, o que resulta nas dores, por m√° dicção e problemas na respiração. Nestes dois casos, tudo acontece pois o ar passa entre dentes e eles possibilitam que formemos as palavras, o que força um uso maior do ar respirado para os sons, gerando a necessidade de mais inspirações e expirações.

De acordo com a ortodontista B√°rbara Jordão, "Para fazer o alinhamento dos dentes, são utilizados diversos recursos ortodônticos, que visam movimentar os dentes até que eles estejam na posição esperada. Nesse cen√°rio, é poss√≠vel recorrer às mais variadas opções, como aparelhos fixos, remov√≠veis e placas alinhadoras, por exemplo. No caso dos aparelhos, eles são instalados com o objetivo de transformar o sorriso, deixando-o harmonizado com o rosto do paciente. Além disso, um tratamento bem conduzido não causa nenhum preju√≠zo biológico aos dentes ou gengivas. O tratamento ortodôntico pode ser associado com outras especialidades, como a prótese ou o implante".

Como citado pela especialista, no final do tratamento, o sorriso deve estar harmonizado com o sorriso da pessoa, o que causa, concomitantemente, uma melhora na sa√ļde mental, por meio da autoestima elevada que o resultado pode trazer.

Além de permitir um sorriso mais condizente com o padrão esperado pela sociedade, algumas ferramentas também facilitam a melhora da autoestima com o modo usado para fazer o alinhamento. Uma das formas mais conhecidas hoje em dia é o alinhador "invis√≠vel", que permite ao paciente passar a impressão de que os dentes estão sendo ajustados, mas sem a notabilidade de que h√° algo na boca.

"Os modelos usados pelas pessoas hoje em dia são muito variados. Quando o paciente chega, e pede que seu sorriso seja alinhado mas tem receio de como ficar√° sua apar√™ncia, o ortodontista tem a possibilidade de oferecer algumas sa√≠das. O mais conhecido, hoje, talvez seja o Alinhador Ivisalign, mas podemos apresentar outros modelos, como o aparelho fixo estético, que, diferente do Alinhador, utiliza br√°quetes cerâmicos que se assemelham à tonalidade dos dentes, tornando o tratamento mais estético", complementa B√°rbara, especialista na √°rea e em procedimentos estéticos na face.

Portanto, além da sa√ļde bucal, o alinhamento é capaz de melhorar a sa√ļde mental das pessoas, o que gera bastante preocupação, principalmente em tempos de m√≠dias sociais e em pacientes mais jovens. Mesmo assim, a busca por um especialista se torna necess√°ria em casos de dores nas articulações, dores nos m√ļsculos mastigatórios, problemas com o bruxismo, desgaste nos dentes, perda da estrutura dent√°ria associada ao estresse mastigatório e amolecimento dos dentes, entre outros.

https://www.instagram.com/drabarbarajordao?igsh=azk1anNycmE3NThj

Comunicar erro

Coment√°rios