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Tecnologia na educação é debatida após atitute municipal

Por Fernando Gomes em 28/02/2024 às 13:31:40

Os avanços tecnológicos estão se colocando em diversas √°reas profissionais e empresariais, facilitando a vida das pessoas e trazendo chance de mais lucro para as empresas.

Entretanto, uma √°rea ainda pouco impactada pelas inovações tecnológicas e que demora para apresentar mudanças significativas em sua dinâmica atual, e baseada em modelos j√° datados, é a da educação.

Recentemente, a Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro proibiu a presença de celulares nas escolas da cidade e isso fez com que o debate voltasse a acontecer. Por um lado, h√° a preocupação dos pais e professores de que o aparelho possa gerar a falta de concentração dos alunos e isso prejudique as aulas.

Além disso, h√° o debate de como os celulares e o acesso a internet poderiam trazer problemas de comportamento, principalmente se informações falsas fossem de f√°cil acesso, o que poderia trazer embates que não ajudariam em nada, bem como a possibilidade de novas formas de bullying.

Entretanto, algo que não est√° em discussão e continua sem força é a inclusão de novas tecnologias para a melhoria das formas de ensino. Como explica a empres√°ria da √°rea da tecnologia, Cristina Boner, "Com a inserção de ferramentas mais avançadas, como computadores, tablets, redes com os dados necess√°rios e até celulares, quando controlados, as interações e contatos com o conhecimento podem ser mais potentes. Por exemplo, o acesso f√°cil à internet permite que debates possam ser feitos com o m√°ximo de informações, perguntas possam ser respondidas da melhor forma possível, que os alunos consigam realizar mais atividades e tenham mais formas de contato com o mundo externo, contanto que limitado à educação".

Atualmente, é mais f√°cil encontrar exemplos como salas inteligentes em algumas faculdades e salas de ensino médio em escolas particulares e algumas federais. Entretanto, pouco é realmente usado, mostrando que h√° uma falta de preparo por parte dos profissionais ao receber e utilizar ao m√°ximo as facilidades que o avanço tecnológico pode trazer.

Conforme a empres√°ria aponta, "A proibição dos celulares faz sentido no contexto de evitar a falta de atenção das crianças e adolescentes, mas parece trazer à tona a falha das instituições ao tratar desse assunto, por não conseguir explorar esse comportamento para benefício da escola e da educação".

Nos últimos anos, ferramentas como a Intelig√™ncia Artificial t√™m ajudado a aprimorar as maneiras como os estudantes podem ter acesso a tudo. Para além da maneira física, o futuro educacional aparenta ser ainda mais autônomo, contanto que seja feito da forma correta e evite

riscos de desatenção, como foi a intenção da ação da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Cristina Boner | LinkedIn

Cristina Boner (@cristina.boner) ¬ē Instagram

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