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Startup Korú se consolida como plataforma e ecossistema de empregabilidade em tecnologia priorizando Diversidade & Inclusão

Fundada há apenas um ano, Korú já tem parcerias com corporações como Ambev, Arcor, iFood e XP Inc. para acelerar a inserção de profissionais de todas as classes, cores, raças, crenças, gêneros e sexualidades no mercado de trabalho

Por Fernando Gomes em 28/03/2023 às 14:04:35

A Korú (www.escolakoru.com.br) nasceu há um ano como uma aceleradora de oportunidades com dois campos de atuação complementares: a capacitação de brasileiros para áreas de alta demanda e defasagem em formação – especialmente a de tecnologia – e a conexão dessas pessoas com o mercado de trabalho, com ênfase à Diversidade & Inclusão, transformando processos dentro das empresas. O rápido crescimento da startup a transformou em uma plataforma e ecossistema de empregabilidade em tecnologia que está fazendo a diferença no país.

Em um misto de edTech e hrTech, a Korú é uma accessTech, promovendo acesso a conhecimento, profissionalização, oportunidades e empregos. Além de formar pessoas em novas profissões, a startup já é referência de grandes empresas, como Ambev, Gupy, Sinch, Votorantim, Arcor e Luxxótica, para requalificar seus colaboradores, valorizar talentos e criar novos processos corporativos, incluindo trilhas de Diversidade & Inclusão, vagas afirmativas, formação de lideranças e de times de recursos humanos. No modelo Built to Suit (BTS - sob medida), as organizações encontram na Korú cursos desenvolvidos especialmente para atender as necessidades corporativas.

Também há quatro cursos fixos abertos, Desenvolvimento de Software, Marketing Digital, Produtos Digitais e Engenharia de Dados, onde a Korú forma pessoas que queiram aprender novas profissões ou potencializar suas habilidades. Desses alunos, grande parte estuda por meio de bolsas de Diversidade & Inclusão, oferecidas em parceria com organizações que investem em mão de obra qualificada dentro do próprio setor. Quanto mais empresas se tornam parceiras, mais bolsas são oferecidas.

Outro grande diferencial é que a Korú vai além do ensino teórico e prático das profissões, os cursos também desenvolvem as habilidades que o mercado de trabalho demanda. "Nossa metodologia de ensino une soft skills [habilidades interpessoais] ao "work based learning" [aprendizagem baseada em trabalho] para o melhor preparo dos alunos e redução do gargalo em que as escolas não preparam os alunos para o que as empresas demandam. Pessoas de todas as classes, cores, raças, crenças, gêneros e sexualidades são bem-vindas na Korú e ganham uma chance de se capacitar na área mais buscada pelos recrutadores: a tecnologia. Estamos mudando histórias de vida e contribuindo para um país mais igualitário", comenta o CEO da Korú Daniel Spolaor.

Uma dessas histórias é a de Jefferson Paixão, 33, aluno de Marketing Digital da Korú que estava desempregado há dez anos. Isento do valor do curso, ele pôde voltar a estudar a área que sempre gostou. "Para mim, a bolsa integral foi um passaporte para outra realidade, de ascensão financeira, de qualidade de vida", conta. Antes de se formar, Jefferson se tornou community manager de uma startup de publicidade. "Na Korú, eu aprendi a me enxergar como profissional, a descobrir minhas potências e acreditar que eu, uma pessoa preta, periférica e trans não binária, posso alcançar lugares que nem imaginava", diz o aluno.

Até o momento os cursos são híbridos, com a parte presencial acontecendo no hub da Korú em Campinas (SP), mas há novidades chegando, conta Raissa Florence, cofundadora da Korú: "Campinas foi escolhida como sede porque é um pólo de inovação e tem grande potencial de empregabilidade. Mas queremos mais, queremos alcançar todo o Brasil o mais rápido possível. Por isso, em 2023, vamos expandir nossa base de alunos para todo o país por meio de educação à distância e aberturas de mais um polo".

Para as organizações parceiras, a vantagem vai além de ocupar vagas da empresa com novos talentos. "O mercado está entendendo que investir em diversidade e inclusão gera valor social e também gera lucro. Acompanhar as reivindicações sociais é estratégico. As pessoas não vão mais consumir serviços e produtos de marcas que não representam aquilo que elas acreditam, e o mesmo vale para os investidores", avalia Caio Zaio, cofundador e diretor de Diversidade & Inclusão da Korú. O último relatório da McKinsey & Company, consultoria empresarial internacional, mostrou que as empresas com mais diversidade de gênero em cargos executivos podem lucrar 21% mais, e 33% se a diversidade for étnica.

No último ano, a Korú também se uniu ao Movimento Tech, que tem o objetivo de acelerar a capacitação e a empregabilidade de jovens em tecnologia até 2030 e deu início a uma série de eventos, para empresas e profissionais, que promovem Diversidade & Inclusão, um setor de RH mais humano e pessoas mais autoconfiantes para o mercado de trabalho; o mais conhecido é o Korú de Portas Abertas, uma imersão mensal e gratuita.


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