Anuncie na revista impressa

Novos integrantes do Conselho de Comunicação ressaltam a importância da participação popular no processo legislativo

Ao tomar posse no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados, os quatro representantes da sociedade ressaltaram a importância de estimular a participação popular no processo legislativo.

Por A Fonte Magazine em 25/10/2023 às 20:38:24

Reunião do Conselho Consultivo de Comunicação da Câmara dos Deputados

Mesma opinião tem o conselheiro empossado Matheus Schuch, jornalista do grupo RBS em Brasília. Ele ressalta que a comunicação pública, ao mesmo tempo em que deve chegar à população com linguagem acessível, tem de levar informações corretas, missão que considera um desafio.

Aline Braga, que é coordenadora especial de Conteúdo na Assembleia Legislativa de Sergipe, também ressaltou a necessidade de serem criados mecanismos novos de participação popular na comunicação da Câmara. A especialista também defende a adoção de estratégias para atingir as diferentes parcelas da população.

"O grande, maior desafio, que não é novo, é justamente a participação popular. Numa população tão diversa, com acessos tão diferentes aos meios de comunicação, e até de linguagens também, essa participação às vezes fica prejudicada. Então, é pensar em mecanismos que sejam eficientes para diferentes públicos, para que essa participação possa ser feita, a população possa ser ouvida em suas demandas diversas", disse.

O quarto conselheiro a tomar posse foi Gustavo Ferenci, secretário municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, desde janeiro de 2021.

TV 3.0
Além da posse dos representantes da sociedade, a reunião tratou de outros assuntos, como a transição do sistema de televisão brasileiro para um novo padrão tecnológico, chamado de 3.0. Conforme explicou Carlos Eduardo Neiva Melo, supervisor da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital (vinculada à Diretoria-Executiva de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara-Direx), uma das características do novo modelo de TV será a maior integração com a internet e o funcionamento por meio de aplicativos.

Com isso, todas as emissoras terão de desenvolver um aplicativo para veicular sua programação. Com isso, todas as emissoras terão de desenvolver um aplicativo para veicular sua programação. A Câmara, segundo explicou, demanda que os aparelhos já venham de fábrica com um aplicativo para os canais da rede legislativa. A rede inclui, além da Câmara, o Senado, assembleias legislativas e câmaras municipais..

Modernização
Na opinião da presidente do Conselho, deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), os novos conselheiros vão contribuir para o processo de modernização da comunicação da Casa.

"São pessoas que conhecem a comunicação, que vão nos ajudar muito nesse desafio de melhorar cada vez mais a comunicação, a interação entre a população brasileira e o Congresso Nacional", falou. "Estamos muito otimistas com essa modernização que queremos fazer e que a TV Câmara e toda a comunicação da Câmara têm que passar, as transformações que o mundo vem vivendo e que nos exigem essa atualização."

Criado em 2019, o Conselho Consultivo de Comunicação Social é vinculado à Presidência da Casa e composto por cinco deputados, quatro representantes da sociedade civil e pelo diretor da Direx.

Fonte: Câmara dos Deputados

Comunicar erro

ComentĂĄrios